3 Princípios da Culinária Adaptada para Disfagia

O objetivo da adaptação da alimentação na terapia da disfagia precisa envolver e/ou melhorar a experiência alimentar dos pacientes.

Estes princípios são fundamentais para garantir isso:

⚠️ Segurança: Pessoas com disfagia precisam de alimentos com consistência específica para se alimentarem com segurança. Este aspecto também envolve a higiene das mãos, higiene oral, limpeza da cozinha e dos alimentos e armazenamento apropriado de alimentos.

🍵 Nutrição: A boa nutrição tem um papel importante na sobrevivência, recuperação e bem-estar dos pacientes disfágicos. A alimentação deve ser nutricionalmente balanceada e incluir uma ampla variedade de alimentos e líquidos, que devem ser orientadas por um(a) nutricionista.

❤️ Prazer: Comer uma refeição agradável é um direito de todos e proporcionar prazer através da comida e bebidas deve ser uma prioridade. Sabor, cheiro e apresentação são fatores fundamentais para alcançar uma experiência alimentar agradável.

O comprometimento com todos esses princípios, além de considerar os desejos e preferências individuais são fundamentais para garantir uma melhor qualidade de vida para os nossos pacientes disfágicos.

Fga. Cris G. Rama

#porummundomelhor

2 comentários em “3 Princípios da Culinária Adaptada para Disfagia

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s