Quem sou

A vida é muito curta e preciosa demais para se comer sem gosto e sem prazer.

sobre mim

Me formei em Fonoaudiologia no IPA (Porto Alegre) em 2005 e desde o início da faculdade já sabia que queria trabalhar com DISFAGIA (dificuldade de deglutição). Possuo aprimoramentos em disfagia clínica e hospitalar e em 2020 concluí meu Mestrado em Nutrição para complementar essa paixão!

A Fonocozinhando nasceu em 2011 quando iniciei este Blog e a dar os cursos, consultorias e palestras sobre a alimentação adaptada para disfagia.

Realizo atendimentos domiciliares, além de dar consultorias e cursos.

Fga Cristiane Galbeno Rama

minha missão

Meu objetivo é levar mais informações sobre a disfagia e principalmente sobre a adaptação da alimentação para quem tem ou cuida de quem tem disfagia. “Fonocozinhar” fazia parte da minha atuação com meus pacientes, mostrando, na prática, como se pode adaptar a comida de quem precisa de mudanças na consistência e não tem ideia de como fazer de uma forma variada, saborosa e apetitosa.

Agora faço isso através de consultoria (presencial ou online) e também através dos meus cursos. Hoje ajudo outros profissionais e/ou pacientes, familiares e cuidadores a entenderem o que é necessário na prática para se fazer a adaptação da alimentação para quem tem disfagia.

Sempre amei cozinhar e hoje consigo conciliar dois prazeres: o de ajudar ao próximo dentro da minha profissão, e o de cozinhar, me aperfeiçoando cada vez mais na culinária adaptada em disfagia.


Cristiane, obrigada por ter um blog como esse. Meu irmão tem Parkinson e Parskinsonismo e com história recente de disfagia (ficou internado por ter tido pneumonia por intrusão). Por isso, neste momento, precisa de alimentação pastosa até readquirir um controle melhor da deglutição. Suas dicas e receitas estão sendo muito importantes para mim. Grande abraço.

Solange